E a Lady Gaga, hein?

Sério, tô muito impressionado com a Lady Gaga. Quando ela saiu na capa da Rolling Stone e a revista colocou na chamada “A nova Madonna”, eu – e mais um monte de gente – achou um exagero bizarro e sem tamanho. Mas olha… estou reconsiderando.

Guardadas as devidas proporções, sente só:
. Madonna planejou e controlou a maioria dos “escândalos & polêmicas” que protagonizou. Era um marketing. Britney Spears, por exemplo, se meteu em encrencas e ficou louca, o que é bem diferente. Lady Gaga, por sua vez, me parece ter esse mesmo senso de marketing, mas adaptado pro século XXI. Os figurinos bizarros, por exemplo: ela consegue superar Madonna nesse sentido de se reinventar trazendo coisas novas como… uma roupa feita de Cacos dos Muppets! Causa, óbvio, e ela sabe disso. Madonna não ousa mais – no último clipe, está de Balmain. Lady Gaga causa também ela declarar que cheirava pó. Drogas ainda são tabu. Falar que fez sexo com mulher é coisa boba depois de Madonna. Que beijou, então… Ah, Katy Perry, você é legalzinha mas ainda precisa comer uns arrozzz, uns feijããão…
. O fator hermafrodita: a única coisa que Madonna ainda não sugeriu em matéria de sexo durante a sua carreira é que ela… fosse hermafrodita. HAHA Lady Gaga é cercada por esses rumores. Adoraria que ela fosse mesmo. Seria a primeira pop star hermafrodita, quer coisa mais século XXI?!
. A música: é hedonista e megapop, assim como Madonna, e ao mesmo tempo parece mais interessante e espertinha do que os outros pops descartáveis. Impressão? Bom, o fato é que, assim como Madonna, Lady Gaga compõe. Isso já faz uma grande diferença.
. Reconstrução estética: Madonna, hoje, é exemplo de beleza. Quando surgiu, não era bem assim. Não que ela fosse feia, mas sua beleza não era clássica – estava mais pra italianona doidona. Mas ela provou que era bonita e sexy daquele jeito sim, inclusive com todos aqueles badulaques, e crucifixos, e lingerie aparecendo, e cabelo descolorido meio errado que virou supercerto. Lady Gaga tem a mesma capacidade: não é bonita mas tem presença de palco impressionante, segurança de pop star, sabe chamar a atenção… e acaba ficando bonita, estranha mas bonita.
. Finalmente, dança: nesse quesito, Lady Gaga fica bem pra trás. Ela dança bem menos que Britney, Madonna, Beyoncé etc. Mas isso prejudica seu show? Parece que não. Nos vídeos do V Festival, que aconteceu nesse fim-de-semana, o que se vê são pessoas gritando e adorando.

E é por tudo isso que eu acho que, no fundo, a Britney é o novo Michael Jackson. E que talvez, sim, Lady Gaga seja a nova Madonna.


Lady Gaga canta Pokerface no V Festival

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s