Vegan é algo que eu nunca conseguiria ser

Mas eu MORRO de curiosidade.
A Kaori virou vegan de vez – mas ainda está em processo de adaptação, porque existe a história de você não poder consumir um produto que é vegan mas que é produzido por uma empresa que faz produtos que não são 100% vegan. Aí eu perguntei umas coisas para ela, e outras coisas eu já sabia.

* O Talento 55% cacau NÃO VAI LEITE, é vegan – teoricamente. Porque como ele é produzido pela Garoto, então ele não seria considerado vegan por aqueles veganos ferrenhos – já que a Garoto faz outros produtos com leite.

* Tem uma marca de xampu que é 100% vegan, ela chama Surya e vende na Ikesaki da Liberdade. Kaori diz que é ótima!

* Tem cerveja que usa pó de osso bovino no processo de feitura. Não sabemos qual é, alguém sabe?

* Outra opção de lanchinho vegano é a Nutty Bavarian! ADORO!

* A Nívea não testa seus produtos em animais – MAAAS tem produtos que levam leite. Alguns sim, outros não.

* Mais lanchinho: patê de tofu com pão integral. A Kaori tempera o patê dela com curry, cebolinha, pimenta branca, azeite e sal. Ela disse que tem uma marca chamada Samurai (samurai?!) que tem patê de tofu com vários sabores, tipo tomate seco, azeitona (huuummm)… Também tem hambúrguer dessa mesma marca feito com grãos que a Kaori disse que é bom!

* O truque da Kaori para fazer o molho do macarrão e ninguém reclamar que está faltando carne é colocar shimeji!

* Tem um site legal de uma menina que eu conheci láááá na ESPM – ela chama Ana Elisa e hoje ela é vegetariana! As receitas do blog dela, chamado La Cucinetta, são mega bacanas – e algumas, acho, podem ser adaptáveis para vegans. Kaori me contou que ela prefere fazer tudo em casa. TU-DO. Tipo pão, sorvete…

Bom, eu não estou nem um pingo preparado para ser vegan – uma vez que nem vegetariano eu consigo ser, né, minha gente? Mas acho interessante, e inclusive talvez eu ache mais interessante por admirar essa vida cheia de limitações em que você tem que pensar em soluções criativas que às vezes acabam se provando muito bacanas.

Para terminar… RECEITA!!!

Fudgy Wudgy Blueberry Brownie – do Livro Veganomicon
(Brownie Cremoso de Blueberry – receita vegana)

Rendimento:16 brownies
Tempo de preparo: 50 minutos

————–

Dicas:

1) Quanto melhor a qualidade do chocolate vegan (meio amargo ou amargo), melhor o brownie. De preferência os ingredientes indicados na embalagem devem ser: açúcar, cacau, baunilha e lecitina de soja. Evite marcas que contenham xarope de milho com alto teor de frutose. Recomendo os chocolate chips da Callebaut, com 70% de cacau (ou porcentagem aproximada). É uma marca nacional mas de ótima qualidade para culinária.

2) Como a consistência da “spreadable fruit” pode variar, dê preferência à que não possui blueberries inteiras. Se tiverem blueberries inteiras, basta processá-las por alguns minutos até que fiquem homogêneas.

3) No livro, as autoras falam de “spreadable fruit”, que é uma espécie de geléia, porém mais densa. Dê preferência às que não possuem adição de açúcar.

4) Leite de soja, costumo usar Ades ou Naturis da Batavo, pois possuem uma consistência melhor que os outros.

—————

Ingredientes:

2/3 de xícara + 1/2 xícara de chocolate chips (gotas de chocolate) meio amargo ou amargo
280g de blueberry spreadable fruit
1/4 de xícara de leite de soja
3/4 de xícara de açúcar cristal orgânico
1/2 xícara de óleo de canola
2 colheres de chá de essência de baunilha
1/2 colher de chá de extrato de amêndoa
1xícara e 1/2 de farinha de trigo
1/4 de xícara de cacau em pó (e não achocolatado)
1/4 de colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de chá de sal
1 xícara de blueberries frescas

—————

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 160ºC. Unte uma forma de aproximadamente 23cm x 33cm, coloque papel manteiga, unte novamente e enfarinhe.

Derreta em banho-maria 2/3 de xícara de chocolate chips e reserve a 1/2 xícara com os chocolate chips inteiros. Em uma tigela grande, misture a blueberry spreadable fruit, o leite de soja, açúcar, óleo de canola, essência de baunilha e extrato de amêndoas. Se estiver usando batedeira, misture por 2 minutos (eu costumo misturar na mão). Peneire e adicione a farinha, cacau em pó, fermento, bicarbonato e sal. Misture até ficar homogêneo. Neste estágio, use um garfo ou uma colher grande, pois a massa fica muito densa para ser batida em batedeira. Adicione agora os chocolate chips (1/2 xícara) e as blueberries frescas e coloque na forma. Não se preocupe se a massa não se espalhar por completo nos cantos da forma, pois ela irá derreter com o calor do fogo.

O livro diz que o tempo de forno é de 45 minutos. Como já fiz brownie tradicional antes, usei como referência o tempo que estou acostumada, que é em torno de 20 a 25 minutos (varia de forno para forno e a forma também influencia no resultado final). Neste caso não adianta fazer teste com palito, pois os chocolate chips derretidos farão com que o brownie pareça cru, quando na verdade estará pronto. Deixe esfriar por completo e então tire da forma. Se quiser servi-lo ainda quente, espere 30 minutos para cortar e então combine-o com um sorvete de baunilha.

Obs.: Kaori disse que tem que fazer com chocolate bom, com cacau em pó bom, senão não rola! Ela já fez e diz que todo mundo gosta (inclusive quem não é vegan)! Deu vontade mesmo, né?!

Anúncios

4 Respostas para “Vegan é algo que eu nunca conseguiria ser

  1. Esse brownie é estúpido de tão bom…

  2. ai, esses vegans viu… [suspiros]

  3. Vixe, fui vegan na adolescência, tipo dos 15 aos 18. Era um tormento para comer fora de casa e para viajar para o Nordeste rs

  4. Eu acho interessante quem é vegano (a), mas, eu ainda não posso ser primeiro pq onde eu moro não tem nenhum ingrediente para receitas vegans, ou seja, ia morrer de fome, segundo, alem da comida, os vegans não usam nenhum produto que tenha “animal”, traduzindo, ia ficar com carencia de vitamina B12, e ainda por cima não daria pra ser totalmente vegana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s